Encontro Nacional celebra 10 anos da ASA e discute novas perspectivas de convivência com o Semiárido

.

O município baiano de Juazeiro sediará, entre os dias 22 e 26 de março, o VII EnconASA – Encontro Nacional da Articulação no  Semiárido Brasileiro. Estão sendo esperadas cerca de 500 pessoas, vindas de todos os estados do Nordeste  e  de Minas Gerais.

Com o tema ASA – 10 Anos Construindo o Futuro e a Cidadania no Semiárido, o evento pretende celebrar os 10 anos da entidade, além de avaliar e discutir as novas perspectivas da convivência com o semiárido dentro do atual contexto sócio-político e econômico do país.

O encontro também será um espaço de debate sobre o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido e suas duas estretégias: o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), além de outras experiências bem sucedidas que estão sendo desenvolvidas na região.

Durante o encontro, os participantes conhecerão experiências de comunidades rurais, quilombolas, indígenas, agricultores e agricultoras familiares, organizações não-governamentais, cooperativas, sindicatos, federações, pastorais,  de todo semiárido.  O evento também contará painéis e oficinas temáticas sobre os seguintes temas: acesso à terra, acesso à água, segurança e soberania alimentar, economia popular e solidária, educação contextualizada, auto-organização e direito das mulheres e biodiversidade.

Quem quiser também poderá conhecer mais sobre o semiárido através da Feira de Sabores e Saberes,  que será realizada nas noites dos dias 23 a 25, na orla  do rio São Francisco, onde cada estado  irá mostrar e comercializar seus produtos da agricultura familiar, fortalecendo a prática da  economia  solidária.

O Encontro Nacional da ASA é o espaço  político mais importante da Articulação no Semi-Árido (ASA), que acontece, geralmente, a cada dois anos. O evento é dedicado à discussão e avaliação das políticas públicas voltadas para a região e ao fortalecimento das experiências de convivência com o semiárido. O EnconASA é também um momento de intercâmbio de cultura, valores e conhecimentos entre aqueles que buscam, em conjunto, construir um semiárido mais próspero, onde o acesso à água e à terra seja apenas o primeiro passo para uma vida digna na região.

A Articulação no Semi-Árido Brasileiro é um fórum de organizações da sociedade civil, que luta pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido brasileiro, desde 1999. Atualmente, mais de  mil  entidades dos mais diversos segmentos, como igrejas católicas e evangélicas, ONGs de desenvolvimento e ambientalistas, associações de trabalhadores rurais e urbanos, associações comunitárias, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, fazem parte da ASA.

A principal ação da ASA é o Programa de Formação e Mobilização para a Convivência com o Semiárido, que divide-se  da seguinte forma :  Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC)  e  Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) .

.

Serviço
VII Encontro Nacional de Articulação no Semiárido Brasileiro
Quando: 22 a 26 de março
Local: Complexo Multieventos da Univasf, Juazeiro-BA
Assessoria de Imprensa

Nacional
Mariana Mazza – mariana@asabrasil.org.br
(81) 2121-7603 / 9772-2882/ 8629-2788
Viviane Brochardt  viviane@asabrasil.org.brasacom@asabrasil.org.br
(81) 2121.7602/ 99130-3044

Estadual (BA)
Raquel Salama -raquelsalam@gmail.com
(71) 3356-8013/ 9925-6684

Local
Raimundo Fábio – fabio@irpaa.org
(74) 3611-6481/ 8813-8784

.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASA

.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/Consea/exec/index.cfm

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: