Paraibanos celebram a paixão pelas sementes tradicionais

Entidades que compõem a Articulação do Semiárido Paraibano (Asa Paraíba) celebram nas próximas quinta e sexta-feira (18 e 19) a paixão pelas sementes tradicionais, durante a quinta edição da Festa Estadual da Semente da Paixão. Na quinta (18), o encontro é em Lagoa Seca. Na sexta (19), em Campina Grande.

O tema da celebração é “Guardiões da semente da paixão: em defesa da agricultura familiar camponesa”. Os organizadores estimam que mais de 1.400 pessoas participarão do evento. São agricultores e agricultoras de todas as microrregiões da Paraíba: Alto e Médio Sertão, Curimataú, Cariri, Agreste e Litoral.

“A ocasião é de resgate e valorização da importante contribuição das famílias camponesas para a diversidade das sementes, moedas de um patrimônio genético que por séculos foi cultivado, selecionado, aprimorado e ajustado às realidades ecológicas locais e às preferências culturais”, diz o informe da entidade.

“A festa é o momento de reverenciar esse incessante processo de estudo e seleção, que concede autonomia às famílias no uso de suas sementes, na produção de alimentos e na geração de riquezas”, complementa.

Na quinta-feira, em Lagoa Seca, cerca de 200 agricultoras e agricultores participarão de uma oficina de formação, que tem como objetivo abrir um espaço para a construção coletiva de uma crítica ao conjunto de forças e fatores que ameaçam a agrobiodiversidade e a autonomia das famílias agricultoras.

Na sexta-feira, em Campina Grande, será celebrado o Dia de São José, o santo do sertanejo. É nesse dia que, pela tradição, os sertanejos olham para o céu para ver se o tempo será seco, nublado, chuviscado ou molhado – elementos fundamentais do cálculo da meteorologia tradicional para saber se as chuvas virão em abundância ou não.

As famílias agricultoras de todo Nordeste plantam o milho no dia de São José para comemorar a safra no dia de São João (25/06). A data do padroeiro não poderia ser mais propícia para realizar a caminhada Em defesa da Agricultura Familiar Camponesa: por uma Paraíba Livre de Transgênicos e Agrotóxicos.

Durante a marcha, serão distribuídos panfletos como forma de sensibilizar os consumidores quanto aos riscos à saúde e à soberania alimentar decorrentes da liberação das sementes transgênicas, de propriedade de um número reduzido de grandes empresas transnacionais.

Haverá também a montagem da Feira de Sementes, Saberes e Sabores, fazendo alusão a toda riqueza proporcionada pelas sementes locais, que se traduz em valioso conhecimento transmitido de geração para geração.

Após a caminhada, será realizado um ato público, com diversas atividades, como teste de contaminação de cultivos tradicionais por sementes transgênicas, depoimentos de agricultores, dramatização sobre os riscos à saúde das famílias e dos consumidores e falas de representantes de órgãos governamentais.

A expectativa é que a V Festa da Semente sensibilize gestores públicos e a sociedade quanto ao direito de milhares de famílias agricultoras a continuar preservando e manifestando sua paixão pelas sementes tradicionais, por sua terra, pela Natureza, pela biodiversidade e por sua autonomia.

Informações
Emanoel Dias (83) 9973-1582
Glória Batista (83) 9999-1790
Euzébio Cavalcanti (83) 9612-6768

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/Consea/exec/index.cfm

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

One Comment em “Paraibanos celebram a paixão pelas sementes tradicionais”

  1. Vanderlei Araújo de Lima Says:

    Parabéns,organizadores do evento:V. Festa da semente da paixão. Foi um sucesso!
    Também participei do evento. sou estudante do curso de agroecologia-IFPB/ Campus: Picuí-PB.
    Foi uma aula proveitosa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: